Educação Infantil

Com a mesma inquietação pedagógica que deu origem à fundação do Colégio, a Educação Infantil reinventou suas práticas para a primeira infância. Desde 2002 trabalha com a chamada abordagem multi-idade - um conjunto singular e inovador de escolhas curriculares baseadas na convivência interativa entre crianças de idades mistas, privilegiando a interação entre níveis de desenvolvimentos diferentes como fator de promoção da aprendizagem e das relações sócio-afetivas.

Esse contexto de convívios múltiplos em espaços e tempos cuidadosamente desenhados e planejados incentiva o desenvolvimento social e intelectual das crianças como um todo integrado, enfatizando suas capacidades de interação e comunicação. Nessa perspectiva, os pequenos são encorajados a explorar o ambiente e a expressar a si mesmos através de uma diversidade de linguagens lúdicas, corporais, simbólicas, lógicas, cognitivas e relacionais.

Ao defender a infância como tempo de direito e a escola infantil como um lugar de cultura e aprendizagem – onde o prazer de brincar e aprender são experiências indissociáveis-, o João XXIII foi reconhecido nacionalmente, recebendo o prêmio “Aqui se brinca, aqui se aprende pela experiência”, certificado pelo programa “Pelo direito de ser criança”, criado pelo OMO e pelo Instituto Sidarta. O processo seletivo contou com a participação de 2448 escolas de 895 cidades brasileiras. A Escola recebeu também o selo “Melhores Práticas do Brincar e Aprender”.

A alimentação também integra o processo educativo, por isso, a merenda escolar coletiva e a hora da fruta são importantes ferramentas usadas para estimular o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis.