Interessados em participar do “V Torneio de Xadrez” do Colégio João XXIII têm até o dia 26/9 para se inscreverem nas secretarias das etapas. Podem participar da competição, marcada para o dia 3/10, das 13h às 17h, estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental até a 2ª série do Ensino Médio. Com arbitragem profissional da ONG Embrião, o campeonato está entre as atividades que buscam incentivar o raciocínio lógico da gurizada.

A novidade deste ano é a participação do enxadrista Adroildo José Martins. Pai de estudante do 1º ano do Ensino Fundamental, Adroildo vai ministrar a aula inédita “Movimentos especiais e xeque-mate” para estudantes dos 6º A 2ª série do EM, no dia 10/09, às 8h, e para estudantes do 5º ano às 15h10min.

Por ser deficiente visual, o enxadrista, premiado e reconhecido internacionalmente, viu no esporte a possibilidade de inclusão. “O xadrez possibilitou que eu me identificasse tanto com deficientes visuais quanto com pessoas sem deficiência”, afirma. Por meio da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (ACERGS), de um software leitor de tela e de um tabuleiro especial, Adroildo já representou o Brasil em inúmeros jogos internacionais, em países como Polônia, Turquia, Espanha, Peru e Grécia.

Torneio de Xadrez - Fruto do projeto ‘Dúvida: a Razão do Xadrez’, organizado, desde 2014, pela Matemática e pela Filosofia, junto com o Serviço de Orientação Psicológico (SOP), representado pela psicóloga Maria Fernanda Hennemann, o Torneio traz novas possibilidades para estudantes e professores. Enquanto para os estudantes, os aprendizados giram em torno de pensar estratégias criativas e racionais, aumentar o nível de concentração e das jogadas, para os professores fica o ensinamento de poder exigir mais em sala de aula. “Eles mostram um nível de concentração muito alto durante os campeonatos”, disse a professora de Matemática Maria Aparecida Hilzendeger, uma das organizadoras da iniciativa ao lado da psicóloga Maria Fernanda Hennemann, que completou: “o Xadrez simula um campo vital e possibilita aos alunos lidar com autoconhecimento, metas, frustrações e aprendizagens”.