Projetos

Astronomia: Um mundo muito além do nosso planeta

O projeto tem por propósito relacionar conceitos estudados em diferentes componentes curriculares sobre o viés da Astronomia, evidenciando, assim, a integração entre as diferentes áreas do conhecimento. Com frequência, conceitos científicos são envolvidos nos estudos dando maior embasamento teórico.

Banda J23

Desde de 2012, o Colégio conta com mais uma atividade diferenciada e extracurricular, a “Banda J23”. Coordenado por professores de Música e formado por alunos do 8º ano até o EM, o grupo se reúne uma vez por semana, em uma sala de aula específica que, nessa hora, vira um “estúdio” com microfones, instrumentos e “cantores”. A iniciativa também integra o “Canta João”.

Conselho de Alunos

O Conselho de Alunos, mais conhecido como CA, se renova anualmente e é formado pelos representantes de turma a partir do 5º ano até o Ensino Médio. O grupo tem o compromisso de dar voz aos interesses, às sugestões e ou reinvindicações dos estudantes por meio de reuniões mensais com a Direção, orientadoras educacionais, psicóloga e participantes do Grêmio Estudantil. Um dos espaços mais queridos do João XXIII, o Campão, surgiu através de sugestão do CA. Ações solidárias como doações para instituições carentes e projetos ambientais também fazem parte das atividades do grupo.

Conselho de classe participativo

O Conselho de classe participativo é um espaço de reflexão pedagógica em que professores, alunos e equipe técnica analisam aspectos referentes às competências e habilidades desenvolvidas ao longo dos trimestres. A atividade é um momento final de um processo que inclui a auto-avaliação dos estudantes e a avaliação da turma, realizada em grande grupo, com a ajuda do coordenador de turma. Nela, os representantes de turma relatam sugestões e ponderações do grande grupo para os professores e equipe Técnica. O Conselho de Classe Participativo é mais um momento para o aluno desenvolver a postura ética e responsável.

De Bem com a Vida

Desenvolvido nas turmas do 9º ano, o projeto interdisciplinar “De Bem com a Vida” tem foca a saúde, especialmente, os costumes alimentares e as atividades orientam os adolescentes sobre a importância da aquisição de hábitos saudáveis de vida.

 

Dez a Dez

Focado na formação integral do aluno e, consequentemente, no Enem e nos vestibulares, esse projeto potencializa conhecimentos por meio de jogos e tarefas intelectuais ao longo do ano. Integração, vivências de desafios e aplicabilidade dos conhecimentos fazem parte do “Dez a Dez.

Feira do Livro – Planeta Literatura

No mundo, abril é o mês da Literatura Mundial, comemorado no dia 23. No João XXIII, é o mês do tradicional evento literário da Escola, o “Planeta Literatura”. Contação de histórias, conversa com autores, mostra de arte, performances teatrais e musicais fazem parte da programação. Nesse período o Colégio abre suas portas para famílias e ex-alunos.

Férias Inteligentes

O Projeto “Férias Inteligentes”, realizado pela primeira vez em julho de 2011, acontece por intermédio do Centro. Desde então, estudantes de 13 a 17 anos, que desejam aprofundar o conhecimento na língua inglesa, tem a oportunidade de viver essa experiência ao lado de professores e amigos do Colégio. Além de aulas e estadia em universidades locais, os intercambistas do “Centro de Idiomas” visitam lugares turísticos e culturais.

Festival de Música

O "Festival de Música" do João XXIII é voltado para alunos a partir do 5º ano ao EM e ex-alunos. Realizado em uma noite de setembro, o evento - produzido por uma Comissão Organizadora composta pelos professores de Música e Coordenação Pedagógica -, é aberto para todos os gêneros e estilos musicais, contemplando tanto composições inéditas quanto reinterpretações. Músicos e profissionais da área são convidados a integrar a mesa julgadora que, junto com o público, ajuda a escolher os vencedores. O Festival de Música faz parte do projeto “Canta João”, que pretende fortalecer a expressão musical dos alunos, sensibilizá-los esteticamente, além de colaborar para o aprimoramento qualitativo da vida emocional de cada um.

Gincana do Grêmio

A Gincana é uma atividade de integração organizada pelo Grêmio Estudantil com o apoio da Orientação Educacional do Ensino Médio. Geralmente realizada em outubro, a Gincana, além de mobilizar os alunos para a resolução de desafios em equipe, privilegia o desenvolvimento da autonomia, tomada de decisões em grupo e senso de coletividade; estimula o convívio de estudantes de níveis diferentes, pois cada equipe é formada por alunos de séries variadas do Ensino Médio.

Grêmio Estudantil – GEJ

O Grêmio Estudantil representa os interesses dos alunos no Colégio. No João XXIII, o GEJ atua também no entorno da comunidade escolar, palestras e preparando encontros para discutir assuntos de interesse dos alunos. Intensificar a participação responsável dos alunos nas atividades da Escola na busca da defesa de seus interesses, é o principal objetivo do Grêmio.

Interséries

Os “Jogos Interséries”, realizados em outubro, são voltados para os alunos a partir do 5 º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Além de contribuir para a formação integral dos jovens, o evento esportivo estimula o convívio de estudantes de níveis diferentes, proporcionando uma competição saudável e prazerosa. Organizado pelas equipes de Educação Física, Pedagógica e Direção do Colégio João XXIII, os “Jogos Interséries”, em ano de Jogos Olímpicos, dá lugar para a Olimpíada da Escola.

João 24 [email protected]

Criado em 2004, o “João 24 [email protected]” está disponível para todas as etapas escolares, mas são os alunos do Ensino Médio que mais utilizam essa ferramenta virtual. Dividido em salas ambientes - onde cada disciplina ou série representa uma sala - e aulas gravadas pelos professores utilizando a plataforma Moodle, o projeto integra as novas tecnologias ao processo de ensino-aprendizagem, sendo considerado um adicional às aulas presencias. O João XXIII foi a primeira escola de Porto Alegre a disponibilizar esse recurso tecnológico para alunos da Educação Básica.

João Solidário

Através do “João Solidário”, alunos auxiliados pelos professores promovem ações sociais tanto no entorno da Escola quanto fora dele. Criado em 2011, pela gestão do Conselho de Alunos (CA) da época, o projeto nasceu através de um concurso de ações solidárias. Desde 2012, o “João Solidário” se transformou numa atividade permanente, inserindo no cotidiano dos estudantes mais um espaço para o exercício da cidadania e de resgate dos valores humanitários.

Línguas Adicionais

Um mundo com menos fronteiras físicas e políticas têm facilitado a interação entre os povos. No entanto, essa interação exige competências e habilidades que vão além da linguística. Pensando nisso, o João XXIII criou o projeto “Línguas Adicionais”, que também desenvolve potencialidades como a sociabilidade e a postura investigativa dos alunos. Entre as mudanças estão o aumento da carga-horária das aulas de Língua Inglesa dos 1ºs aos 4ºs anos do E.F e a redução do número de alunos, que são divididos em dois grupos, a partir do 5º ano. Além disso, tanto na Língua Inglesa quanto na Língua Espanhola, as aulas são desenvolvidas a partir de projetos que ampliam os conhecimentos de mundo e a participação dos alunos em vivências significativas.

Mostra Cultural

Já tradicional na Escola, a “Mostra Cultural” concentra, num sábado de novembro, trabalhos produzidos ao longo do ano, em diversas áreas do conhecimento, e em todas as etapas escolares. De cunho científico e cultural, o evento também tem caráter social, porque reúne famílias e todos os profissionais da Escola. Trabalhos apresentados em feiras e mostras científicas, fora do João XXIII, também fazem parte da programação.

Mostra de Curtas – João XXIII Uma Escola de Cinema

Realizada desde 2001, a “Mostra de Curtas: Colégio João XXIII Uma Escola de Cinema” é pioneira entre os Colégios e é um dos projetos mais queridos pelos alunos. Baseados em contos literários e nas leituras obrigatórias da UFRGS, estudantes da 1ª série do EM criam produções audiovisuais. O trabalho, que envolve as disciplinas de Redação, Língua Portuguesa, Literatura, Língua Espanhola, Língua Inglesa e Arte I, estimula os alunos a atuar em equipe, unindo as linguagens literária e visual.

O Mundo Passado a Limpo

Criado no Colégio João XXIII em 2010, o “Mundo passado a limpo” é fruto do olhar atento da Escola para a questão do meio ambiente. A iniciativa, que envolve ações didáticas e administrativas ligadas ao tema - como o uso de squeeze em sala de aula ao invés de copos descartáveis, papa pilhas, cisternas e a mudança das válvulas das descargas por modelos que economizam água -, pretende desenvolver e incentivar a consciência ecológica e sustentável da comunidade escolar.

Projeto de Xadrez

O “Torneio de Xadrez” do Colégio João XXIII, realizado desde 2014, é fruto do projeto “Dúvida e Razão do Xadrez”. Inspirado em Descartes, o pai da Matemática e Filosofia modernas, o campeonato começou com alunos do 8º ano e Ensino Médio, mas logo agregou outras etapas escolares. Desenvolver habilidades que vão além do raciocínio lógico, como concentração, criatividade, elaboração de estratégias e tomada de decisão.

Projeto Estudar

Desenvolvidos pelos coordenadores de turma, este projeto, realizado com os 6º, 7º e 8º anos do EF, ajuda os alunos a desenvolver hábitos saudáveis e prazerosos de estudo. Em cada nível o projeto ganha nome, objetivos e modo de apresentação diferentes, se adequando as necessidades de cada etapa. “Estudar faz bem” é o nome do projeto no 6º ano; “Foco no estudo” no 7º e “Estudando com autonomia” no 8º. Independente do ano, em todas as edições, o trabalho proporciona reflexões e dá dicas com o intuito de fazer com que cada aluno tenha autonomia e encontre o seu modo de estudar com prazer, assumindo uma postura adequada de estudante.

Projeto Liderança

Despertar a consciência cidadã dos alunos, oportunizando momentos para o desenvolvimento da postura ética, participativa e responsável do aluno são objetivos do “Projeto Liderança”, realizado desde a Educação Infantil por meio de atividades lúdicas. Nos Ensinos Fundamental e Médio, o projeto ganha desdobramentos, que acompanham e respeitam a maturidade dos alunos. Para a Escola, o importante é proporcionar uma educação voltada para as diferentes dimensões do desenvolvimento humano, sempre respeitando e valorizando a questão da cidadania.

Projeto Sexualidade – “Entendo as transformações do meu corpo”

A adolescência é marcada por diversas transformações no corpo e na mente dos jovens. Proporcionar um espaço de reflexão e esclarecimento sobre as mudanças que acontecem nessa fase e estão relacionadas com a sexualidade é o principal objetivo do projeto “Entendendo as transformações do meu corpo”, desenvolvido pela disciplina de Ciências e coordenado pelo SOP.

Projeto Universidade

Preparar o estudante para a escolha profissional e o ingresso na universidade são os objetivos desse projeto realizado com os alunos do Ensino Médio. Visitas a faculdades, palestras com profissionais e universitários de diferentes áreas, aplicação de testes de interesse profissional, simulados de provas de vestibulares e ENEM, grupos de estudos por disciplina estão entre as atividades do projeto, que promove, ainda, o “Dez a Dez” para os alunos da 2ª série.

Saídas de Campo

Saídas de campo para destinos variados, que vão de museus para as zonas rural e urbana; passando pela Serra Gaúcha e Missões Jesuítas, até chegar nas faculdades da região metropolitana fazem parte da rotina escolar dos alunos do João XXIII. Vivenciar o que é visto em sala de aula é o principal objetivo das atividades, realizadas desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.

Seminário de Ciências Humanas

Desenvolvido na disciplina de Filosofia, o evento iniciou em 2009, como “Seminário de Filosofia”. De tão envolvente, a proposta logo passou a ser uma atividade interdisciplinar, recebendo o nome de “Seminário de Ciências Humanas”. É mais uma forma que os alunos do Ensino Médio têm de estudarem, analisarem e refletirem sobre assuntos polêmicos da contemporaneidade, sinalizando percepções e sentimentos.