Caso não consiga visualizar, clique aqui.
Foca João #147
img materia

Te liga! Tudo sobre Enem e Ufrgs

Nessa semana teve mais uma edição do projeto "Te liga! Tudo sobre Enem e Ufrgs". As aulas online são voltadas para a 3ª série do Ensino Médio, mas a gurizada da 2ª série que está a fim de adentrar o mundo do Enem e dos vestibulares pode assistir ao conteúdo por meio de link disponibilizado no espaço das tutorias.

O tema de segunda-feira, 22, foi o uso do Sisu da UFRGS. Os professores André Fozzye Cássio Mello apresentaram tabela que ajuda os estudantes a calcularem a nota do vestibular da UFRGS.

"O projeto explica como as coisas funcionam. Mais adiante há a intenção de convidar profissionais de diferentes áreas do conhecimento para dar dicas aos estudantes", diz Cássio.

img matéria

Ex-aluno participa de encontro online com o 9º ano

Sabe aquela história do bom filho a casa torna? Pois então, na quarta-feira, 24, o ex-aluno Arthur Lazzarotto voltou para um encontro online com os estudantes do 9º ano. A participação de Arthur foi uma das atividades do projeto "Think global, eat local", que envolve os componentes curriculares de Língua Inglesa, Matemática e Ciências Naturais.

Atualmente profissional da gastronomia, Arthur contou um pouco sobre a história dele com a cozinha e o que o levou a optar pela área. De suas casas, os estudantes compartilharam o "My food journal", que traz receitas produzidas no dia a dia da gurizada, especialmente, neste tempo de isolamento social.

img matéria

7º ano tem aula compartilhada sobre o período do Medievo

A "Produção de Conhecimento no Medievo" rendeu uma aula compartilhada entre os componentes curriculares de Biologia e História do 7º ano. A professora Patrícia Dyonisio de Carvalho abordou o período entre os séculos V ao XV, chamado de medievo, apresentando, especialmente, as produções intelectual e artística surgidas na Europa e na África (continente das primeiras universidades).

Para falar do monge franciscano Roger Bacon, criador do método científico do óculos e responsável por diversos avanços na área química, física e filosófica, o professor Guy Barcellos apareceu na aula vestindo um hábito de monge franciscano. Avicenna, polímata persa criadora da extração de óleos vegetais; Nicole d'Oresme, intelectual do século XV que contestou o Geocentrismo antes de Copérnico, e descobridora da curvatura da luz antes de Robert Hooke, também estiveram entre as personalidades apresentadas. A importante revolução gerada pela invenção da imprensa, por Gutenberg, fato que contribuiu para o início da renascença, encerrou a aula especial.

img materia

Escritor César Obeid na aula do 5º ano

"Eu gosto da criança, pois ela tem o coração aberto", revelou o escritor e contador de histórias César Obei durante encontro online com os 5º anos A e C. Fã dos restaurantes veganos de Porto Alegre, o paulista abriu sua casa para a gurizada. Com uma viola em baixo do braço, ele apresentou sua horta cheia de "plantas bebês" e a filha Clarinha que, junto do pai, improvisou um show para os estudantes.

De forma leve, divertida e cheia de rima, César falou sobre a importância da preservação do meio ambiente. "O que eu posso fazer, hoje, com a minha família para auxiliar no meio ambiente?" A partir dessa pergunta, ideias surgiram e as crianças leram trechos do livro "Aquecimento global não dá rima com legal" e falaram de como a leitura sensibilizou eles.

Os livros "Anel da tartaruga", "Sou indígena e sou criança" e "Rettiru" também nortearam a conversa que alertou para a imersão descontrolada na internet, a influência da pecuária para a desertificação da Amazônia, a obsolescência dos objetos eletrônicos e a falta de destino para esse volume de lixo eletrônico. Por tudo isso, César aposta na leitura: "Quando a gente lê, a gente amplia nossa visão de mundo [...]".

img matéria

E no meio de todo o conteúdo, profes e estudantes acharam um tempinho para entrar no clima das festas juninas.

img matéria
img matéria
img matéria
img materia

Um manhã potente!

Potente na escuta, no encontro e no desejo de construir uma sociedade mais igualitária e justa. Assim foi a manhã do 9° ano que, a partir do aulão de Biologia, Língua Portuguesa, História e Geografia, iniciou a desconstrução do imaginário da abolição da escravatura e, consequentemente, adentrou na temática do racismo.

Autoras negras foram estudadas em Língua Portuguesa, entre elas a convidada da aula desta sexta, Djamila Ribeiro.

"Sou exceção que confirma a regra. Só pude estudar em razão das políticas públicas. Na universidade, era a única aluna negra. É muito hostil estar num ambiente em que você é a única negra. Atitudes como estas contribuem para visões antirracistas e amplia a visão de mundo. Não é o negro especificamente, é a nossa sociedade. Eu só sou possível em razão das lutas que me antecederam", disse Djamila para a gurizada.

img matéria

Desafio das máscaras alerta para a poluição do ar

No Colégio João XXIII sempre é tempo de refletir sobre o meio ambiente. Independente do mês, professores e crianças seguem realizando ações que visam conscientizar a comunidade para a preservação do planeta. Dessa vez, foi o 4º ano que entrou na campanha da ONU e criou máscaras com o objetivo de alertar sobre a poluição do ar.

"Nós queremos um ar mais limpo!", afirmaram os estudantes durante o "Desafio das Máscaras".

img matéria

5º ano:Estudantes elaboram parte da prova de Inglês

A saída de campo "Porto Alegre, suas lendas e histórias" proporcionou um intenso trabalho de investigação para o 3º ano do Ensino Fundamental. Com o objetivo de resgatar histórias e lendas sobre a capital dos gaúchos, as crianças visitaram pontos estratégicos do Centro Histórico, sempre com papel e caneta em punho para registrar as narrativas.

Saiba Mais >>>

Férias
Facebook do João
Facebook do João
Colégio João XXIII

Rua Sepé Tiaraju, 1013 • Bairro Santa Tereza, Porto Alegre • RS
CEP:90840-360 • Fone:(51) 3235-5000

www.joaoxxiii.com.br